Tipos de óleo de motor: conheça as diferenças entre sintético, semissintético e mineral
21 Nov 2024
Confira as dicas da Gulf e compreenda melhor as particularidades de cada tipo de óleo de motor: mineral, semissintético e sintético
Olhos atentos ao painel do automóvel para verificar a presença de qualquer luz ou sinal. Nada fora do comum, mas a quilometragem indica que já chegou o momento de trocar o óleo do carro. No posto de combustíveis, o frentista faz a clássica pergunta: “Vamos checar o óleo?”. Você concorda, mas a dúvida já começa a causar um pequeno desconforto: qual tipo de óleo utilizar? Devo seguir a indicação? Lubrificante mineral, semissintético ou sintético?
Bom, se essa situação parece familiar, tire uns minutinhos conosco. Vamos te explicar de forma simples e objetiva como compreender melhor cada tipo de óleo de motor, para que sua escolha seja fácil e assertiva. Mas, antes de avançarmos, precisamos entender melhor o que são e para que servem os óleos lubrificantes. Vem com a gente!
Origem e funções dos lubrificantes
O refino do petróleo proporciona o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos, como gás, gasolina, querosene, diesel e também os protagonistas deste artigo, os óleos lubrificantes, ainda em seu estado bruto. Nesta etapa de processamento do petróleo são obtidos especificamente os óleos básicos minerais, na forma líquida, que são usados para diversas aplicações.
As principais funções de um lubrificante são de reduzir o atrito entre duas superfícies em movimento, minimizando o desgaste, a geração de ruídos e o aquecimento das peças. Além disso, o lubrificante deve limpar e manter limpo, ser compatível com retentores, vedar a câmara de combustão, proteger contra a ferrugem e a corrosão. Pois é, a vida do lubrificante não é fácil.
Protegendo o coração de seu automóvel
Válvulas, pistões, virabrequim, comando de válvulas, entre outras, são peças que se mantêm em constante movimento na parte interna do motor de seu carro. O contato frequente entre essas superfícies metálicas acaba gerando atrito, e, consequentemente, desgaste, superaquecimento, acúmulo de depósitos, entre vários outros problemas que culminarão em danos ao seu veículo e prejuízos para você.
Mas, para a tranquilidade geral dos apaixonados por carros, é neste momento que entram em cena os lubrificantes. Eles atuam criando uma camada fina de óleo entre as partes essenciais de seu motor, permitindo que funcionem de forma suave, com proteção e alto desempenho.
A escolha correta do lubrificante automotivo é de extrema importância pois influenciará diretamente no prolongamento de vida útil de seu motor, na otimização do consumo de combustível e um desempenho mais eficiente de seu carro. Então, chegou a hora de conhecermos cada tipo de óleo de motor!
Composição dos Lubrificantes
Para entendermos como se dá essa diferenciação entre os óleos de motor, precisamos ter uma visão mais ampla a respeito de sua composição. Em geral, os lubrificantes são constituídos por duas partes:
- Óleo Básico
É a base do lubrificante, que pode ser do tipo Mineral, Semissintética ou Sintética, representando de 75% a 90% de sua composição. - Aditivos
São produtos químicos misturados ao lubrificante, com o objetivo de aperfeiçoar sua eficiência e acrescentar novas propriedades, representando de 10% a 25% de sua composição.
Tipos de Óleos de Motor
Com o esclarecimento sobre a composição dos lubrificantes, partimos agora para a apresentação dos tipos de óleo de motor, que nada mais é do que uma classificação dos lubrificantes de acordo com a base de cada produto.
Mineral
Originado do refino do petróleo bruto, o óleo lubrificante mineral é formado pela mistura de óleos básicos minerais + aditivos. Essa é a composição mais clássica. São menos sofisticados que as demais categorias e também menos resistentes, no que se refere à manutenção da viscosidade e estabilidade térmica. São mais baratos, recomendados para uso em veículos com motores com tecnologia mais simples que as atuais.
Semissintético
Os lubrificantes semissintéticos são formados pela mistura de óleos básicos minerais (extraídos do petróleo) e sintéticos (de origem química) + aditivos. Apresentam desempenho superior ao dos óleos minerais. Proporcionam maior estabilidade térmica e manutenção da viscosidade quando comparados aos minerais.
Por terem maior resistência, oferecem também vida útil mais longa aos motores que estão protegendo. Possuem custo inferior aos lubrificantes de base 100% sintética. São amplamente utilizados em veículos mais modernos e de uso regular, como carros de passeio, comerciais e SUV’s.
Sintético
Os lubrificantes sintéticos são produzidos a partir da mistura entre óleos sintéticos (origem química) + aditivos. São produtos com alto grau de pureza, criados com processos avançados e tecnologia de ponta, totalmente voltados
ao alto desempenho. Garantem maior durabilidade e desempenho aos motores, proporcionando também a redução no consumo de combustível. São indicados para os automóveis com motores mais modernos, mesmo operando em condições extremas, como esportivos e carros de luxo de alta performance.
Identificando os Óleos de Motor da Gulf
Dê adeus às dúvidas na hora de adquirir seu lubrificante Gulf. Para que você possa reconhecer de imediato cada tipo de óleo de motor, os frascos das nossas linhas de lubrificantes apresentam diferentes colorações, de acordo com a base de cada produto. São elas:
Azul – Lubrificantes de Base Mineral
Prata – Lubrificantes de Base Semissintética
Dourado – Lubrificantes de Base Sintética
Os principais riscos de uma escolha errada
Errar na escolha do óleo de motor pode causar diversos problemas para o seu automóvel, que, consequentemente se tornarão uma dor de cabeça para você, proprietário e/ou condutor, inclusive na questão financeira. Por isso, é muito importante que sejam confirmadas, no Manual do Fabricante do veículo, quais são as especificações mais adequadas para o seu modelo.
Para os veículos mais modernos, escolher um óleo inadequado pode comprometer até mesmo a garantia do motor, causando grandes prejuízos, totalmente evitáveis.
O desempenho e a vida útil do motor são os aspectos mais afetados pelo uso de um lubrificante inadequado. Em geral, os problemas mais comuns são o desgaste prematuro e excessivo pela falta de proteção geral do motor e, consequentemente, o aumento substancial nos custos de manutenção.
A não conformidade em diversos fatores cruciais – como viscosidade, resistência a temperaturas elevadas, proteção contra formação de depósitos e borra – tão recorrente pela utilização de um óleo inadequado, influenciará negativamente na performance de seu carro, levando até mesmo a danos irreversíveis no motor.
Os melhores lubrificantes para o seu carro
A Gulf Oil é uma marca centenária, pioneira no mercado de combustíveis e conhecida mundialmente pela qualidade de seus lubrificantes automotivos. Quando o assunto é óleo para motor, dispomos de linhas completas para o atendimento às mais diversas necessidades: dos clássicos aos híbridos; das relíquias das pistas aos mais avançados esportivos do mundo.
Em nosso portfólio, oferecemos opções de lubrificantes de base mineral, semissintética ou 100% sintética, capazes de oferecer a proteção e o desempenho que seu carro precisa. Navegue pelo nosso site e conheça em detalhes cada uma de nossas linhas de óleos para motor.
Juntos somos imparáveis.