Como prolongar a vida útil do seu trator
21 Nov 2024
Veja as dicas da Gulf Oil Brasil para manter seu maquinário funcionando com alto desempenho, visando garantir a produtividade de lavoura.
Os tratores podem ser considerados como a espinha dorsal da agricultura. Seja para a produção de soja, milho, cana de açúcar, café e os mais diversos cultivos, essas máquinas versáteis e robustas ajudam o nosso setor agro decolar cada vez mais. Estima-se que o Agro do Brasil é responsável por prover alimentos para aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo. Diante deste vasto campo de oportunidades, quais práticas são capazes de garantir uma vida útil prolongada e um desempenho mais confiável ao seu trator?
Os tratores representam um custo e um investimento importantes para qualquer agricultor, especialmente para os pequenos produtores rurais. Conservar a manutenção em dia e os cuidados adequados é essencial para garantir a longevidade de seu maquinário agrícola. Por se tratarem de equipamentos e máquinas com muitas peças móveis e trabalhando o tempo todo em condições severas, a lubrificação se torna um dos fatores mais importantes que precisamos considerar, para assegurarmos a confiabilidade de um trator.
Quais peças de um trator precisam de lubrificação?
Peças mecânicas móveis geram atrito. A função dos óleos lubrificantes para uso agrícola e outros lubrificantes é justamente reduzir esse atrito – assim como o calor e o desgaste causado pela fricção das peças. O uso de óleos de motor e lubrificantes especialmente desenvolvidos para a aplicação em maquinários agrícolas ajudam a prevenir o desgaste prematuro, corrosão e falhas.
Tratores a diesel, a gasolina e híbridos, entre outras máquinas agrícolas autopropelidas, possuem muitas peças móveis que eventualmente se encostam – metal com metal – como rolamentos, juntas e pontos oscilantes. Além disso, estamos falando de máquinas que trabalham em ambientes empoeirados, sujos e muitas vezes úmidos, onde solo, areia, lama, cascalho, etc, podem entrar nas cavidades das peças e danificá-las ao longo do tempo.
O maior número de peças móveis vulneráveis de um trator está no motor e na transmissão. Estes são lubrificados e protegidos por óleo. No entanto, existem também muitas outras áreas do chassis de um trator – incluindo as rodas, os eixos, a direção e sistema hidráulico que também requerem lubrificação.
Como o óleo protege o motor de um trator?
A maioria dos tratores e máquinas agrícolas possui motor movido a diesel ou gasolina. Isto fornece energia para mover o trator, puxar equipamentos, incluindo reboques ou arados e fornecer energia auxiliar através da tomada de força para máquinas como uma broca ou enfardadeira. Como qualquer outro motor de combustão diesel ou gasolina, o motor de um trator requer lubrificação interna contínua que recebe do óleo do motor.
O óleo do motor de um trator desempenha diversas funções:
- Reduz o atrito entre as peças móveis – especialmente os pistões e as paredes do cilindro
- Reduz a potência exigida pelas peças móveis para superar o atrito – proporcionando mais potência disponível para movimento
- Reduz o desgaste dos componentes móveis do motor – prolongando a vida útil do motor
- Reduz o calor gerado devido ao atrito - e ajuda a dissipar o calor através do resfriador de óleo
- Limpa os componentes do motor ajudando a remover fragmentos metálicos, poeira e outros depósitos prejudiciais
Com que frequência você deve lubrificar seu maquinário agrícola?
A frequência com que você deve trocar o óleo do motor em seu trator é normalmente definida pelo fabricante de acordo com as horas de trabalho. Você pode optar por trocar a lubrificação do motor com mais frequência – mas nunca deixe que o intervalo de troca seja maior do que o recomendado pelo fabricante.
Para um trator médio moderno, muitos fabricantes recomendam trocas de óleo do motor a cada 100 ou 200 horas de uso. O fabricante também especificará o grau de viscosidade do óleo de motor que deverá ser utilizado. A transmissão ou caixa de câmbio de um trator também requer lubrificação específica, que deve ser trocada em intervalos semelhantes.
Cada fabricante de trator recomendará o tipo e a marca dos lubrificantes a serem usados em seus veículos. Isso normalmente pode ser encontrado no manual do fabricante, no manual de serviço ou entrando em contato com o revendedor.
Por exemplo, Gulf Superfleet Supreme é o nosso óleo de motor para serviços pesados que oferece excelente proteção aos motores de tratores a diesel e veículos agrícolas. Ajuda a minimizar o acúmulo de fuligem para garantir que o motor funcione de forma mais limpa por mais tempo, minimizando o tempo de inatividade.
Lubrificando outras peças
Existem muitas outras áreas de um trator ou veículo agrícola que requerem lubrificação regular ou troca de óleo de motor. Detalhes abrangentes geralmente podem ser encontrados no manual de serviço do veículo específico. As áreas comuns que requerem trocas de óleo ou lubrificante incluem o diferencial dianteiro, a caixa da roda e o eixo traseiro. Outras mudanças regulares de fluido incluem líquido de arrefecimento do motor, fluido de direção hidráulica, fluido hidráulico e fluido de freio.
Outros componentes de um trator que requerem lubrificação regular, incluem:
- Articulações esféricas
- Rolamentos
- Articulações esféricas do cilindro de direção
- Componentes de direção
- Pontos de articulação de engate
Facilitando para os agricultores
Com tantas peças móveis você pode acabar gastando verdadeiras fortunas em reparos e substituições de peças em seu maquinário agrícola. A fim de reduzir custos e facilitar a manutenção de seu equipamento, a Gulf criou o Super Tractor Oil Universal (STOU), que é um óleo multiuso para tratores e veículos agrícolas que atende aos requisitos dos principais fabricantes. Desenvolvido para aplicação em vários componentes mecânicos, incluindo motor, engrenagens, transmissão, sistema hidráulico e freios. Utilizar um único fluido para todas essas aplicações ajuda a evitar o risco de usar o fluido errado.
A linha Super Tractor Oil Universal da Gulf foi projetada para uso em motores e sistemas de freio hidráulico de veículos agrícolas. Pode ser utilizado em motores diesel ou gasolina, bem como em transmissões convencionais, transmissões Powershift, transmissões hidrostáticas, sistemas hidráulicos, comandos finais, sistemas de direção assistida e freio úmido.
Como lubrificante, reduz o desgaste e protege engrenagens, transmissões e rolamentos contra desgaste e corrosão. Como fluido, garante o bom funcionamento do sistema hidráulico e dos freios, incluindo melhor desempenho nas partidas a frio.
Óleos de motor e lubrificantes fazem a diferença para tratores
A vida de um trator ou veículo agrícola raramente é fácil – trabalhar arduamente em terrenos acidentados, sob intempéries e condições meteorológicas diversas. Com tantas peças móveis, a lubrificação é vital para proteção, confiabilidade e manutenção de sua potência. A assistência e manutenção regulares com óleos de motor e lubrificantes de alta qualidade podem prolongar significativamente a vida útil do seu trator.
Conheça a nossa ampla gama de lubrificantes agro e conte com a Gulf para a proteção de seu maquinário agrícola. Juntos somos imparáveis.