6 dicas para melhorar a economia de combustível de seu carro
23 Nov 2024
Você sabia que, com devida atenção a alguns detalhes em seu estilo de direção, você pode otimizar o consumo e reduzir seus gastos com o combustível de seu carro? Confira as principais dicas da equipe Gulf Oil Brasil!
Não é novidade que os carros são ferramentas de extrema importância para o dia a dia de boa parte da população do Brasil. No entanto, considerando os constantes aumentos nos preços da gasolina, etanol e diesel, somados à crescente preocupação a respeito das mudanças climáticas; muitas pessoas estão procurando alternativas para a redução do consumo de combustível. Sendo assim, como é possível aumentar a quilometragem por litro, sem abrir mão de uma boa experiência de direção?
A Gulf Oil é uma marca centenária, que conta com a confiança dos mais diversos segmentos do mercado. Somos especialistas na fabricação de óleos de motor e linhas completas de lubrificantes para carros, motocicletas, caminhões, aplicações para o setor agro, industrial e muitos outros. Onde existir movimento, sempre haverá uma de nossas soluções para garantir a proteção e alto desempenho.
Por isso, compartilhamos com você seis dicas práticas que podem ser aplicadas em sua rotina diária para melhorar a economia de combustível do seu veículo; seja ele movido a gasolina, diesel ou híbrido:
1. Dirija com suavidade
Quando o seu veículo acelera - ganhando velocidade - é o momento em que ele consome mais combustível. Isso porque o seu carro requer mais energia para aumentar a velocidade, do que para mantê-la. Portanto, lembre-se: limitar a taxa de aumento de velocidade pode aumentar também a distância percorrida para cada litro de combustível usado.
Traduzindo para o bom português, evite acelerar bruscamente. Isso geralmente é mais fácil quando podemos planejar previamente a viagem, conhecendo bem o caminho ou seguindo tranquilamente às orientações do GPS. Obviamente, não é uma missão tão simples quando é necessário encarar o trânsito pesado de uma cidade.
Sempre que possível, escolha rotas em que não seja tão necessário desacelerar e acelerar constantemente, priorizando escapar de congestionamentos, cruzamentos e semáforos. Uma rota suave, que possibilite uma velocidade constante sempre será a melhor opção.
Também é importante prever as condições da estrada. Por exemplo, quanto mais cedo você avistar um obstáculo que se aproxima, mais gradualmente poderá reduzir a velocidade, manter uma velocidade constante e, em seguida, acelerar lentamente quando o perigo passar.
Para uma boa economia de combustível, também é importante evitarmos períodos em que o motor do veículo esteja em marcha lenta (funcionando sem se mover). Muitos carros modernos incluem a tecnologia stop-start, que corta a ignição do motor quando você para e o reinicia quando você deseja dar a partida. Como alternativa, se for provável que o carro fique parado por mais de um ou dois minutos, você pode desligar o motor manualmente e reiniciá-lo quando necessário.
2. Limite sua velocidade
Quanto mais rápido seu veículo estiver, maior será sua resistência ao vento (arrasto aerodinâmico) e mais combustível será necessário para manter a velocidade. Em geral, dirigindo com a velocidade entre 80 e100 km/h, você conseguirá progredir bem em sua viagem e manter uma boa economia de combustível.
Velocidades mais altas em rodovias e vias expressas podem reduzir drasticamente a economia de combustível, especialmente se o seu veículo for grande, pesado ou tiver um motor pequeno que esteja trabalhando muito.
O uso do controle de cruzeiro pode ajudar a manter uma velocidade suave e econômica, principalmente em rodovias e estradas com várias faixas. Dirigir em uma marcha alta geralmente melhora a economia de combustível. Quanto mais baixa for a velocidade do motor (rpm ou rotações) que você conseguir manter, menos combustível o motor consumirá em uma velocidade constante.
Se o seu veículo tiver uma transmissão automática, você poderá selecionar o modo padrão ou econômico, que garantirá a mudança para a próxima marcha assim que o veículo for capaz. Se o seu veículo tiver uma transmissão manual, busque sempre mudar a marcha mais cedo, evitando aumentar demais a rotação de seu motor.
Muitos carros modernos indicam quando você deve trocar de marcha, o que ajuda a aumentar a economia de combustível. No entanto, não deixe o veículo trabalhar (lutar pela potência) em uma marcha muito alta para as condições, pois isso pode reduzir inadvertidamente a economia de combustível.
3. Limite o uso do ar-condicionado
O ar-condicionado do seu carro funciona com o mesmo princípio de uma geladeira doméstica e consome a eletricidade produzida pelo motor para resfriar o ar na cabine do veículo. A matemática é simples: quanto mais resfriamento você precisar, mais combustível o motor consumirá para fornecer essa energia necessária. Portanto, ressaltamos a importância de se usar o ar-condicionado com moderação.
Busque manter um ambiente confortável, mas considere também a possibilidade de abrir os vidros ou tirar uma camada de roupa, ao invés de sempre recorrer ao botão de temperatura de seu carro. Muitos veículos incluem uma configuração econômica ou permitem que você desligue o ar-condicionado para que ele possa recircular o ar fresco de fora e, assim, economizar combustível.
Em velocidades mais lentas, abrir as janelas do veículo pode fornecer ar fresco do lado de fora. No entanto, tome cuidado para não abrir as janelas em velocidades mais altas, pois isso pode afetar a aerodinâmica do veículo e resultar em maior consumo de combustível.
4. Verifique a pressão dos pneus
Os pneus mantêm o seu veículo em contato com a estrada, proporcionando aderência e absorvendo alguns dos solavancos e ondulações. No entanto, ao fazerem isso, eles também criam atrito. Quanto maior for essa resistência à estrada, mais combustível o seu veículo usará para manter a velocidade.
Todos os pneus são fornecidos com uma recomendação de pressão do fabricante que oferece o melhor equilíbrio entre aderência, conforto, vida útil e economia de combustível. Se a pressão dos pneus for muito baixa, isso pode resultar em mais atrito e menor economia de combustível. Se a pressão estiver muito alta, pode proporcionar uma condução mais dura e o maior desgaste dos pneus.
Verifique os pneus a cada poucas semanas para manter a pressão recomendada. Os pneus modernos têm uma classificação econômica que indica seu impacto geral na eficiência do combustível. Ao escolher uma classificação econômica mais alta ao substituir os pneus, você poderá aumentar a distância percorrida por litro ou galão de combustível.
5. Remova o excesso de peso e o arrasto
É preciso muita energia para acelerar um carro familiar e manter uma velocidade constante. Quanto mais leve for o veículo, mais fácil será para o motor e menos combustível será necessário. Se o porta-malas ou bancos estiverem cheios de itens, isso pode tornar o veículo mais pesado e reduzir a economia de combustível. Portanto, considere o que está carregando e remova tudo o que for desnecessário.
Entretanto, jamais remova itens de segurança, como o estepe de seu carro. Além de ser uma infração grave na legislação brasileira de trânsito, isso pode colocar sua própria vida em risco em situações emergenciais.
Itens como racks de teto, caixas de teto, barras de proteção ou espelhos retrovisores estendidos (para reboque) também podem afetar a aerodinâmica do seu veículo e aumentar o arrasto. Remova-os quando não estiverem em uso, pois isso também possibilitará uma melhor economia de combustível.
6. Mantenha o seu carro com a lubrificação correta
Um motor a gasolina, a diesel ou híbrido é cheio de peças móveis. Qualquer atrito entre essas peças pode ser prejudicial e requer mais energia para o motor superar. A lubrificação reduz o atrito e, portanto, ajuda a aumentar a economia de combustível, além de melhorar a vida útil do seu veículo.
Na Gulf Oil, desenvolvemos e fabricamos lubrificantes confiáveis para carros, motocicletas, vans, caminhões e veículos comerciais há mais de 100 anos. Atualmente, nossa ampla linha de óleos de motor e outros lubrificantes ajuda a aperfeiçoar a proteção e a economia de combustível, contando com aprovações de fabricantes de primeira linha no mundo inteiro.
Manter a manutenção e a revisão do seu veículo é muito importante para uma boa economia de combustível. Além da lubrificação do motor e da transmissão, a renovação dos filtros de ar e de óleo, a substituição das velas de ignição e a manutenção dos rolamentos e da lubrificação das partes móveis do chassi do veículo podem ajudar a melhorar a economia de combustível.
Aumente sua economia de combustível com a Gulf
Seguindo essas seis dicas simples, a maioria dos motoristas poderá aumentar o número de quilômetros que consegue percorrer com um tanque cheio. Ao escolher os óleos de motor da Gulf, você também pode ajudar a manter a saúde e a vida útil do seu veículo, ao mesmo tempo em que incentiva uma melhor economia de combustível.
Saiba mais sobre nossa linha de lubrificantes para automóveis! Juntos somos imparáveis.